Escola Hei Sei
Parque Peruche, São Paulo - SP, 2018 - 2022
Memorial
Localizada no bairro do Parque Peruche, a escola Hei Sei se encontra em meio a um entorno tranquilo, em uma rua pouco movimentada e repleta de sobrados. A nova edificação ocupa o espaço onde haviam dois sobrados típicos da região. A paisagem local, marcada pela presença consistente desta tipologia – sobrados construídos em lotes estreitos e profundos – foi determinante para a definição da implantação adotada para o projeto.
A volumetria proposta, composta por térreo e primeiro pavimento, se insere de forma discreta na paisagem local, enquanto a criação de um espaço central, generosamente aberto, iluminado e ventilado, proporciona qualidade ambiental aos trechos mais escuros do lote.
A criação deste espaço central estabelece, a um só tempo, o eixo estruturador da escola e o principal lugar do dia-a-dia. Como uma rua coberta, organiza os fluxos internos, proporcionando acesso às escadas e aos demais espaços. As salas de aula do berçário e primeiros anos da educação infantil, abrem-se diretamente para o piso desta rua interna onde uma cobertura translúcida e ventilada garante um ambiente confortável e protegido.
No pavimento superior, além do salão de múltiplas atividades e do espaço dos professores, estão perfiladas as salas de aula dos últimos anos. O acesso às salas se dá por meio de uma galeria linear que acompanha toda a extensão da rua interna, funcionando, simultaneamente, como um espaço para exposição de trabalhos e como um balcão que presencia o pé direito duplo deste lugar.
Um declive de três metros, resultante da topografia local, nos proporcionou a oportunidade de criar um pavimento inferior, onde foram alocadas as atividades coletivas mais dinâmicas. Ali se instalaram o refeitório e o pátio coberto, acessados por uma escada e um escorregador e francamente abertos para a área ajardinada que dá vida ao fundo do lote.
O emprego de uma palheta diversificada para os matérias de construção e de acabamentos, contribui para uma experiência múltipla e variada. Assim, o ambiente escolar proporcionado pelo projeto, é composto por um conjunto de espaços e fluxos diversificados, desenhados de tal forma a encorajar as crianças a se desafiarem e explorarem os espaços, dentro de uma estrutura que lhes garanta segurança.
Este repertório de materiais também reflete a própria natureza construtiva do projeto, onde diversos componentes industrializados foram mobilizados para funções construtivas distintas, como fechamentos verticais, fechamentos translúcidos, parede acústicas, cobertura, quebra sóis, etc. Trata-se de uma edificação cuja estrutura é convencional e que se torna especial a partir da introdução de elementos que, mesmo sendo básicos, conferem uma ambientação distinta e qualificada ao conjunto.
Ficha Técnica
Projeto
Escola Hei Sei
Local
Parque Peruche, São Paulo – SP
Ano de projeto
2018
Ano de construção
2022
Autores
Andrade Morettin Arquitetos Associados
Vinicius Andrade, Marcelo Morettin, Marcelo Maia Rosa, Renata Andrulis
Desenvolvimento
Gabriel Sepe e Guilherme Pianca
Equipe
Fernanda Mangini, Rafael Souza, Murilo Zidan, Daniel Zahoul, Guilherme Torres, Izabel Sigaud
Construtora
Pedra Forte Engenharia
Estrutura
Marata Engenharia e Statura Engenharia
Instalações
Hidrauserv Instalações
Luminotécnica
Yamamura
Fotos
Lela Leme