Concurso Internacional de Idéias para a Revitalização da Frente Ribeirinha – Porto
Porto - Portugal, 2007
Projeto Premiado
1.Programas âncora 2.Passeios 3.Infra-estrutura 4.Frente ribeirinha
Implantação
Fluxos
Parques e espaços públicos
Animação de rua
Corte transversal | Parque urbano
Corte transversal | Casa de espetáculos
Corte transversal | Complexo de eventos
Corte transversal | Terminal intermodal de passageiros
Corte transversal | Novo pólo universitário
Memorial
Cidade aberta
Nossa proposta prevê a inserção de um novo elemento que transforma o lugar, sem descaracterizar ou confundir-se com o patrimônio existente. Desta sobreposição deverá surgir a nova Frente: cidade aberta; local de confluência para habitantes e visitantes; para a cidade e as águas. Este novo elemento incrementa a superfície plana na ribeira e cria uma ampla seqüência de espaços públicos que, integrada ao já existente circuito animado da cidade, potencializa a oferta de lazer e cultura, particularmente para as artes de rua.
O estabelecimento de um passeio longitudinal contínuo na orla, atua como conector dos diversos “trechos” urbanos e cria a possibilidade de um virtuoso fluxo contínuo, potencializando o desenvolvimento equilibrado da Frente.
Porta de chegada continental, a nova Frente amplia e organiza a capacidade de ancoragem de embarcações além de contribuir para alçar a visibilidade do Porto no âmbito internacional.
A cidade visível e a cidade inteligível
A surpreendente convivência da matriz medieval, que ocupa as encostas íngremes do vale do rio Douro, com as pontes (grandes infraestruturas viárias) confere à paisagem do Porto qualidade única.
Por um lado temos a cidade medieval com uma rede de espaços vazios recortados, com seus meandros, que nos leva a uma experiência fragmentada, parcial: a idéia de cidade como um todo é apenas inteligível.
Por outro lado, no vale, temos a vivência instantânea, veloz, extremamente visual, marcada pela presença de grandes elementos transversais.
Motivados por esta belíssima coexistência pensamos estabelecer através de um gesto simples um novo dialogo entre as duas percepções. A inserção de um elemento infraestrutural, desta vez disposto no sentido longitudinal ao vale, e que ao se encaixar aos meandros da cidade medieval, revela-se também (no sentido transversal) uma extensão de sua rede de espaços públicos (vazios).
Ficha Técnica
Projeto
Concurso Internacional de Ideias para a Revitalização da Frente Ribeirinha
Local
Porto – Portugal
Ano de projeto
2007
Equipe
Andrade Morettin Arquitetos
Justin Rodrigues Taylor, Marcio Tanaka, Marina Mermelstein e Merten Nefs