Beacon School Ensino Médio

Vila Leopoldina - São Paulo, 2023

+ INFO

Memorial

O Campus, como um todo, é pensado como um espaço inclusivo e integrador. O convívio e a aproximação entre estudantes dos diversos ciclos, bem como dos professores e funcionários é, não apenas facilitado, mas encorajado. Uma rede contínua de espaços livres prevalece no nível térreo do Campus e é responsável pela integração física das diversas edificações.

 

Assim, o novo edifício, localizado à entrada, junto à Rua Mofarrej, numa das extremidades da rua interna, se integra a este sistema, conformando uma ampla área coberta sobre pilotis que funciona, simultaneamente, como um desdobramento do passeio coberto coletivo do Campus e como um generoso hall de entrada para o edifício do ensino médio

 

Este hall de entrada, ladeado por uma ampla área ajardinada, acomoda as atividades coletivas e de socialização para os estudantes do ensino médio, com espaços para jogos, estar, descanso e até aulas em um pequeno auditório aberto. Do centro do hall parte a prumada de circulação vertical: um volume prismático, identificado com a cor vermelha, que cruza verticalmente todo o edifício, do térreo á cobertura.

 

Acima do térreo, o edifício está organizado em dois blocos sobrepostos, separados por uma praça elevada. No primeiro bloco – que corresponde ao 1º e 2º pavimentos – estão distribuídas as salas de aula, já no segundo bloco, que corresponde ao 4º e 5º pavimentos, estão alocadas atividades complementares, como auditório, biblioteca, laboratórios e espaço de artes.

 

Localizada no 3º pavimento, a praça elevada, que se caracteriza como um segundo pilotis, acomoda o refeitório e a lanchonete, ambos rodeados por terraços cobertos e descobertos. Este espaço avarandado, juntamente com os terraços criados no 1º bloco, oferece apoio para momentos alternativos de socialização e estudos em pequenos grupos. Na cobertura do edifício está localizada a quadra poliesportiva.

 

Ficha Técnica

Projeto

Beacon School Ensino Médio

 

Local

Vila Leopoldina, São Paulo – SP

 

Ano de construção

2023

 

Autores

Andrade Morettin Arquitetos Associados

Vinicius Andrade, Marcelo Morettin, Marcelo Maia Rosa, Renata Andrulis

GOAA – Gusmão Otero Arquitetos Associados

 Guido D’Elia Otero e Ricardo Lopes Gusmão

 

Equipe Andrade Morettin

Guilherme Torres Martins, Daniel Zahoul, Fernanda Mangini, Izabel Sigaud, Murilo Zidan, Raphael Souza

 

Equipe GOAA

Beatriz Dias, Cassio Peres

Fotos

Nelson Kon