Beacon School Berlioz

Alto de Pinheiros - São Paulo, 2021

+ INFO
|<     <

Planta Térreo

Planta Primeiro Pavimento

Planta Cobertura

Memorial

Em um bairro residencial tranquilo e arborizado, a unidade infantil da Beacon School, batizada Berlioz em homenagem ao nome da rua em que está localizada, ocupa duas antigas residências, unidas por um amplo espaço ajardinado. São construções convencionais, uma com dois pavimentos e outra térrea, ambas com telhados de barro.

 

O projeto da reforma visa adaptar as residências para a atividade escolar, particularmente visando a criação de um espaço seguro para as crianças do primeiro ciclo. Assim as intervenções foram concebidas de forma a proporcionar um ambiente acolhedor, com espaços de socialização e de fruição confortáveis e protegidos da incidência direta do sol e da chuva.

 

As casas foram recuperadas e tratadas com o objetivo de acomodar as diversas atividades da escola que demandam ambientes fechados, de tal forma que o conjunto poderá ser adaptado e modernizado sem, por outro lado, abrir mão da dimensão doméstica já presente no lugar.

 

Sobreposta a estas edificações, foi inserida uma nova estrutura, composta por peças pré-fabricadas de madeira e chapas de policarbonato alveolar. Esta nova estrutura compõe uma generosa pérgula, que conforma um ambiente externo coberto no espaço livre existente entre as casas.

 

Este espaço passa a ser o lugar central da escola: lugar do encontro, da socialização e do brincar, ao mesmo tempo em que proporciona conexão entre as edificações, conferindo unidade funcional e simbólica ao conjunto.

 

O conjunto de intervenções descrito acima foi realizado de tal forma que amplo espaço ajardinado pré-existente não fosse fragmentado. A franca fruição preservada no nível do chão valoriza a liberdade e encoraja a autonomia das crianças ao explorar o espaço da escola e usufruir plenamente os jardins e os espaços de brincar.

Ficha Técnica

Projeto

Beacon School Berlioz

 

Local

Alto de Pinheiros, São Paulo – SP

 

Ano de projeto

2020

 

Ano de construção

2022

 

Autores

Andrade Morettin Arquitetos Associados

Vinicius Andrade, Marcelo Morettin, Marcelo Maia Rosa, Renata Andrulis

 

Desenvolvimento

Estúdio Trópico

 

Equipe

Fernanda Mangini, Rafael Souza, Murilo Zidan, Daniel Zahoul, Guilherme Torres, Izabel Sigaud

 

Estrutura de madeira

Ita Construtora

 

Estrutura metálica

Stec do Brasil Engenharia

 

Instalações

Camargo Engenharia

 

Luminotécnica

Godoy Luminotécnica

 

Fundação

Apoio Assessoria e Projetos de Fundação

 

Climatização

Willem Scheepmaker & Associados Ltda.

 

Fotos

Lela Leme