Residência C.J.

São Paulo - SP, 2011 - 2013

+ INFO
|<     <

Pavimento Inferior

Térreo

Corte transversal

Corte longitudinal

Elevação sul

Elevação norte

Memorial

Este pavilhão, localizado num bairro jardim de São Paulo, foi concebido como espaço de estar e reunião para receber amigos e convidados, preservando, assim, a privacidade da casa principal.

Em função deste programa tão peculiar, tivemos a liberdade de pensar o volume da casa como um grande pavilhão horizontal transparente, implantado em meio a um belo jardim, que funciona como complemento e extensão dos espaços internos da casa. Dois decks de madeira fazem a transição entre o exterior e o interior. O primeiro funciona como plataforma de ingresso, logo na entrada do pavilhão. O segundo deck é uma continuação da ala principal da casa, que se estende em direção ao jardim para formar um pátio mais tranquilo e protegido.

A quebra proposta no volume, que se dobra em direção ao interior do jardim, subverte completamente a lógica usual dos pavilhões lineares. O espaço passa a ser percebido num movimento circular, no qual uma ala da casa consegue enxergar a ala oposta, com o jardim no meio, fazendo com que o ambiente externo e o ambiente interno realmente se integrem.

A construção, em aço, madeira e vidro, reforça a leveza do volume, configurando planos muito leves e suspensos do solo. Complementando a casa, foi previsto um subsolo técnico, com uma série de espaços de serviço e apoio, como cozinha, banheiros e depósitos. Com esta solução pudemos liberar mais espaço para o jardim e preservar a leveza e a integridade do pavilhão.

Ficha Técnica

Projeto

Residência C.J.

Local

São Paulo – SP

Ano de projeto

2011

Ano de execução

2013

Área do terreno

1732m2

Área construída

527m2

Equipe

Andrade Morettin Arquitetos

Fabio Ucella, Beatriz Moretti, Flora Fujii, Lauro Rocha

Paisagismo

André Paoliello

Luminotécnica

Mingrone Iluminação

Estrutura

Companhia de Projetos

Fundações

Consultrix Engenharia

Ar Condicionado

Teknika Projetos Consultoria

Instalações

Consultiva Engenharia

Automação

Bettoni Multimídia

Interiores

Samuel Lamas

Publicações

  • Monolito 24 | Anuário 2014, São Paulo, Brasil, Editora Monolito, 2014
  • 10 x 10 / 3 _ 100 architects 10 critics, Londres, Inglaterra, Phaidon Press Limited, 2009
  • GA Houses 125, Tóquio, Japão, A.D.A. Edita Publishing, 2012