Residência A.B.

São Paulo - SP, 2006 - 2008

+ INFO
|<     <

Modelo físico

Implantação

Térreo

Primeiro pavimento

Corte longitudinal

Corte transversal

Elevação norte

Memorial

Esta casa, localizada num bairro-jardim da cidade de São Paulo, tira proveito de sua condição privilegiada e faz da integração com a natureza seu traço distintivo. Todos os seus espaços mantêm uma relação clara com o parque de mais de 1.500,00 m2 no qual estão inseridos.

No térreo, os espaços de convívio estão localizados sob a sombra do volume superior da casa, conectados aos jardins através de uma grande varanda e das portas de correr de vidro – que podem ser recolhidas totalmente, criando uma abertura de 14m de largura. O volume superior, concebido como uma caixa translúcida, abriga os quartos e outros ambientes que requerem maior privacidade.

A estrutura do volume de vidro foi concebida de tal maneira que ele parece flutuar sobre o jardim, sustentado pelo pilar central de concreto armado, que abriga também a escada de acesso ao pavimento superior. A articulação entre os planos horizontais e este pilar de sustentação é reforçada pela criação de vazios ao redor de toda a caixa de concreto, que são utilizados também para trazer luz natural da cobertura para o interior da casa.

Todo o volume superior é fechado por uma pele de vidro serigrafado, que funciona como filtro de luz e quebra-sol. A estampa que compõe a serigrafia funciona como uma reverberação da imagem do parque na superfície da casa, reforçando a interdependência entre o objeto arquitetônico e a natureza.

Ficha Técnica

Projeto

Residência A.B.

Local

São Paulo – SP

Ano de projeto

2006

Ano de conclusão

2009

Área do terreno

2140m2

Área construída

1364m2

Equipe

Andrade Morettin Arquitetos

José Paulo Gouvêa, Marcio Tanaka, Marina Mermelstein, Merten Nefs e Thiago Natal Duarte

Fotos

Cristiano Mascaro

Leonardo Finotti

Nelson Kon

Publicações

  • GA Houses 123, Tóquio, Japão, A.D.A. Edita, 2011
  • Projeto Design 363, São Paulo, Brasil, Arco Editorial, 2010
  • Bamboo 25, São Paulo, Brasil, Editora Turquesa, 2013
  • Monolito 2 | Andrade Morettin Arquitetos, São Paulo, Brasil, Editora Monolito, 2011
  • GA Houses 103, Tóquio, Japão, A.D.A. Edita Publishing, 2008