Edifício Pop+

São Paulo - SP, 2013

+ INFO
|<     <

Implantação

Subsolo

Térreo

Primeiro pavimento

Segundo pavimento

Terceiro e quarto pavimento

Quinto pavimento

Cobertura

Corte transversal

Corte longitudinal

Memorial

O Pop+ desfruta de uma condição privilegiada dentro da Vila Madalena. Sua localização, em uma das cotas mais elevadas do bairro, permite que os seus conjuntos desfrutem de vistas privilegiadas do entorno. Adicionalmente, o terreno conta com um parque arbóreo muito bonito nos fundos do lote, que será reforçado pelo projeto de paisagismo.

A implantação parte da criação de uma praça de entrada sob o edifício, que está totalmente conectada tanto com a rua quanto com o parque nos fundos do terreno. Com pés-direitos variáveis, a praça serve não só de área de convívio para os usuários do prédio como faz a conexão visual do parque com o espaço público da rua.

Para reforçar a importância desta praça e para tornar seu espaço mais interessante, a estrutura foi resolvida de tal forma que não há pilares nos cantos do edifício, criando balanços surpreendentes e proporcionando uma volumetria bastante expressiva para o conjunto.

Junto à Rua Girassol, esses balanços estabelecem um vazio que está desenhado de forma a rememorar o perfil típico da paisagem da Vila. Com um jogo de cheios e vazios, a volumetria do edifício busca estabelecer uma relação entre o novo edifício e as construções tradicionais do bairro: é como se, sob o volume principal do edifício restasse, como um vestígio, o vazio deixado pelas casinhas que um dia existiram ali.

O uso de quebra-sóis laminares, em chapa perfurada, ao redor do volume, cria um envelope protetor que dá unidade e caráter ao edifício. As varandas, com 3 metros de profundidade, estão localizadas na fachada que se abre para o parque, o que permite a criação de espaços de convívio, ou mesmo de trabalho, junto às copas das árvores.

Ficha Técnica

Projeto

Edifício Pop+

Local

São Paulo – SP

Ano de projeto

2013

Área do terreno

1.488m2

Área construída

8.774m2

Equipe

Andrade Morettin Arquitetos

Felipe Fuchs, Fernanda Carlovich, Fernanda Mangini

Equipe Idea!Zarvos

Laura Mecchi, Sérgio Meister

Estrutura

Ávila Engenharia de Estruturas

Estrutura metálica

Beltec Engenharia

Fundações

Apoio Assessoria e Projetos de Fundações

Instalações

Projetar Instalações Comerciais

Impermeabilização

Proassp Project Management and Consulting

Consultoria para caixilhos

Crescêncio Petrucci Consultoria e Engenharia

Luminotécnica

Reka Iluminação

Paisagismo

Raul Pereira Arquitetos Associados

Programação Visual

Nitsche Arquitetos

Construção

Sinco Engenharia