Edifício Pop Madalena

São Paulo - SP, 2011 - 2015

+ INFO
|<     <

Programa

Etapas construtivas

Estratégias bioclimáticas

Implantação

Terceiro subsolo

Segundo subsolo

Térreo

Pavimento tipo (primeiro ao quarto)

Quinto pavimento

Sexto pavimento

Sétimo pavimento

Oitavo pavimento

Corte transversal

Corte transversal

Memorial

O Pop é um edifício de uso misto, situado na Vila Madalena, cuja implantação enfrenta o desafio particular de comunicar duas ruas com diferença de cota de aproximadamente 18 metros. Este considerável desnível faz com que o edifício se destaque de seu entorno imediato, por um lado propiciando boas vistas e grande visibilidade ao conjunto, por outro lado fazendo com que seu volume avance agressivamente sobre a paisagem local.

A implantação proposta visa, a um só tempo, tirar o melhor proveito das vistas e suavizar o impacto do edifício sobre sua vizinhança. Esta suavização se dá por meio da fragmentação de sua volumetria, o que leva o edifício a ser composto por blocos articulados e sobrepostos, sendo que o acesso principal ocorre na cota superior do terreno, ou seja: entre os dois blocos principais. Nesta cota estão dispostos os espaços coletivos, contando com uma praça de entrada, piscina, salão multiuso, bem como uma loja, aberta para a Rua Madalena. Na cota inferior do terreno há uma entrada secundária, associada a um generoso espaço com pé direito duplo, aberto para a Sua Simpatia, destinado ao uso comercial.

O edifício conta com 30 apartamentos, sendo 6 desses com dois andares, todos providos de infraestrutura em prumadas de forma a permitir grande flexibilidade na definição de seus espaços internos.

A estrutura do edifício, realizada em concreto armado, parte de um grid simples e racional, liberando as bordas das lajes em um discreto balanço. Essa matriz pode ser ocupada com grande liberdade, o que se reflete tanto na flexibilidade do uso dos espaços internos quanto na diversidade de composições em sua fachada, marcada por seus painéis coloridos deslizantes. A partir desse grid estrutural o edifício foi realizado como uma montagem seca, com amplo uso de materiais préfabricados e industrializados.

Ficha Técnica

Projeto

Edifício Residencial Pop Madalena

Local

São Paulo – SP

Ano de projeto

2011

Ano de execução

2015

Área do terreno

1.533m2

Área construída

7.682m2

Equipe

Andrade Morettin Arquitetos

Guido Otero (coord.), Beatriz Vanzolini, Fabio Ucella, Flora Fuji e Maíra Fernandes

Equipe Idea!Zarvos

Alex Haiashida

Estrutura

Gama Z Engenharia

Fundações

Apoio Assessoria e Projetos de Fundações

Hidráulica

Criarq Projetos e Gerenciamento

Elétrica

Ramoska & Castellani

Aquecimento

Chaguri Consult

Ar condicionado

Contractors Engenheiros Associados

Luminotécnica

Estúdio Carlos Fortes Luz + Design

Paisagismo

André Paoliello Paisagistas Associados

Programação visual

Nitsche Arquitetos

Construção

R. Yazbek Construtora e Incorporadora

Fotos

Nelson Kon

Publicações

  • Projeto Design 429, São Paulo, Brasil, Arco Editorial, 2016